O PR3 Caminho do Rio- Do Douro à Serra é um percurso linear que liga a Serra de Montedeiras ao Rio Douro. Partindo do parque de merendas de Montedeiras, inicia-se uma ligeira subida por um caminho público pedonal, rodeado por áreas de plantação florestal, com predomínio de eucaliptos, até se atingir o sopé da serra de Montedeiras. Pela calçada antiga, encontramos um estradão em terra batida, que posteriormente irá dar lugar a um caminho asfaltado até reencontrar novamente o caminho de calçada.
Continuando o percurso, a determinada altura, será possível apreciar as tapadas, nomeadamente a tapada de Mexide. Alguns metros mais adiante, já em Portela de Mexide, o percurso cruza um caminho de asfalto que delimita as freguesias de Sande e Vila Boa do Bispo. Posteriormente, o caminho de calçada começa a demonstrar um certo desnível, descendo a encosta em direção ao centro da freguesia de Sande, através de um caminho murado. Até lá, passa-se pela Casa de Lamas, onde o caminho de calçada culmina ao cruzar-se com a EN 108. Neste ponto, encontram-se também os painéis interpretativos de azulejo, que refletem o percurso e que indicam a continuação do mesmo. Uma vez ultrapassada a parte urbana do percurso, passando pelo centro escolar de Sande, pela Igreja e por um pequeno aglomerado de casas habitacionais modernas e umas quantas centenárias. Retoma-se o percurso, entre muros, contornando a Casa do Loureiro e descendo até ao encontro do ribeiro de Sande, no Lugar do Olival. Um pouco antes de se atingir o lugar do Olival, existe uma derivação, isto é, um troço sinalizado que nos leva até à foz do ribeiro de Sande e ao encontro com o rio Douro
Partida do ribeiro de Sande - Lugar do Olival. Iniciando o percurso pelo ponto de partida mais a Sul, a caminhada começa com um ligeiro declive até a uma pequena ponte que atravessa o ribeiro de Sande, seguido de uma ascensão até à Casa do Loureiro.
PS. A distância anunciada é referente a um sentido, se desejar fazer ida e volta terá de percorrer aproximadamente 20 km.