MEALHA - ANTAS DAS PEDRAS ALTAS -
Partindo do Centro de Descoberta segue-se por um caminho de terra batida, ladeado por palheiros recuperados, que exibem os seus tectos cónicos de colmo e convidam à descoberta do património arquitectónico e cultural. A caminhada faz-se ao longo das hortas e encostas de cereais, refrescada por algumas linhas de água temporária. Mais à frente, suba a encosta e aprecie a excelente paisagem. Uns metros à frente, encontram-se as Antas das Pedras Altas, vestígios do que já foi o sepulcro de antigas civilizações.
BARRAGEM - RIBEIRA DA FOUPANA
Inicia-se então a descida em direcção a uma pequena várzea. Aos poucos a paisagem vai mudando dos campos de tremocilha, cereais e das hortas familiares, para a floresta densa de eucaliptos. Continuando pelos caminhos de corta-fogo, chega-se a uma estrada principal de terra batida que se dirige para a Ribeira da Foupana. Contornando as curvas de nível suavemente, desce-se e aprecia-se a paisagem: as estevas, giestas, carqueja, urze e medronheiros preenchem o solo cru de xisto, as ervas vivazes dão cor desde o fim do Inverno até aos dias mais secos.
AZENHA DAVALEIRA - MEALHA
Faça uma paragem junto à ribeira para descansar, merendar e explorar as margens. Na direcção Este, encontra-se um antigo moinho de água, a Azenha da Valeira, (vulgarmente conhecido por Moinho da Redonda), que em tempos movia águas e gentes. Uns metros mais à frente encontra um local óptimo para merendar, sobre as grandes pedras azuis da ribeira. Para Oeste, as hortas e algumas árvores de fruto, dão sinais de abandono, as noras e os poços escondem-se entre as ervas e silvas. Mais à frente há vestígios de outro engenho hidráulico, este em pior estado de conservação e quase coberto de silvas, mas que ainda demonstra a genialidade do engenho. A Redonda é o ?monte? mais próximo. Aqui as casas distribuem-se pela encosta, brancas e com canteiros de flores, embelezando o monte. Para Sul, estendemse ao longo do Barranco do Ferrajoso. O início do regresso à Mealha faz-se pelo mesmo caminho até à ribeira. Aproveite para observar a avifauna (abelharucos, melros das rochas, pegas azuis, papa figos). Este troço de declive e piso mais suave transporta o caminhante até ao Centro de Descoberta, permitindo o desfrute da paisagem e a percepção da extensão florestal da região.