Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR1 - Trilho da Lontra ( VGS )

    Classificação: 0 avaliações
    foto_3288foto_3289foto_3290

    Descrição do Percurso

    Em contraste com a vegetação típica da região em que predomina Eucalipto (Eucalyptus globulus) e Pinheiro (Pinus sp.), junto às dunas mais antigas, formadas pela inquietude dos ventos de outrora, surgem a Lagoa do Moitão e a Lagoa da Jincosa. Pequenos ?oásis? onde a vegetação é mais exuberante e, onde uma grande diversidade de animais se instala, criando espaços de uma beleza ímpar!

    A Lagoa do Moitão, também, deve a sua dimensão à ação do Homem, pois desse local eram retirados os inertes para posterior fabrico de adobes, usados na construção das tradicionais casas gandaresas.

    Destas lagoas era também colhido o bunho para posterior manufatura das esteiras em teares rudimentares, mas que cumpriam a função de permitir que no descanso existisse um pouco mais de conforto.

    Nestas lagoas vai encontrar uma grande biodiversidade e poderá realizar observação de aves/birdwatching, como por exemplo espécies de várias aves como chapins e melros além de rapinas diurnas como o Bútio comum (Buteo búteo) e o Milhafre-preto (Milvus migrans). Nas zonas mais sombreadas encharcadas surge o belo Feto-real (Osmunda regalis), a odorífera Hortelã de água (Mentha aquatica) e o Lírio-amarelo-dos-pântanos (Iris pseudacorus).

    Encontramos também o Caniço (Phragmites australis), nativo em Portugal Continental e no Arquipélago da Madeira, florando entre julho e setembro, sendo importante como um local de abrigo e de nidificação para muitas espécies de aves. Da Fonte dos Amores ao parque de merendas, seguindo a ribeira e passando pela represa, poderá apreciar a vegetação ripícola e apreciar os sons da natureza junto de um belo espelho de água.

    Estes pequenos ?oásis? quebram a monotonia dos meios urbanizados! Lugares perfeitos para se divertir ao ar livre aproveitando o seu valor único para relaxar e desfrutar.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 8.3 km
    Dificuldade: Fácil
    Duração: 02:00
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 61 m
    Altitude Min: 45 m
    Coordenadas GPS Início: 40.4408, -8.64989 ( Ver no Google Maps )
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Aveiro
    Concelho: Vagos
    Uso de GPS: Recomendado
    Mais Informação: Click para mais informação

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     
    TAGS: Trilhos Centro de Portugal

    Mais Trilhos em Vagos

    PR1 - Trilho da Lontra ( VGS )
    Vagos, Aveiro
    PR2 - Trilho de São Martinho ( VGS )
    Vagos, Aveiro