O percurso começa em frente ao restaurante "O Gralha". Segue a Estrada Municipal (EM) 1080 em direção à Barragem do Funcho por cerca de 300 m e vira depois à esquerda para a Rua de Vale Fuzeiros. Segue em frente durante uns 500 m e depois sobe junto ao magnífico Cerro do Monterrosso.
Faça um pequeno desvio à direita para visitar a necrópole da Pedreirinha. Regresse ao percurso, que continua em frente cerca de 1,5 km até encontrar a estrada asfaltada à entrada da Amorosa. Na estrada, segue em frente pela Rua 18 de Janeiro de 1934, depois pela Rua do Trabalho e pela Rua da República. No final dessa rua, vira à direita e segue em frente em direção à Rua da Escola. No cruzamento, vira à esquerda para a Rua Luís de Camões. Atravessa a EM 1079 e segue em frente. Depois vira à direita, acompanhando um pomar de citrinos. Atravessa o Caminho da Barrada da Amorosa e começa a subir. Antes da estrada asfaltada, faça uma pausa no Parque de Merendas da Fonte do Chafariz.
Ao chegar à Estrada Nacional (EN) 124, vira à esquerda e depois sobe à direita por um caminho de terra batida. Ao cimo, vira à esquerda e, cerca de 350 m depois, à direita. Durante cerca de 1 km, desfrute das vistas amplas até ao mar. O caminho curva para a esquerda e, logo depois, vira à direita. No cruzamento, vira à direita e logo depois à direita.
Após cerca de 600 m, vira à direita e segue em frente até ao final do aglomerado de casas. Aí, vira à esquerda e volta a encontrar a EN 124; vira à esquerda e, após uns 100 m, à direita, em direção ao Monte Novo. Na bifurcação, vira à direita e, já no aglomerado de casas, à esquerda por um estreito caminho. Segue em frente e, no cruzamento, vira à esquerda pela Rua da Fonte e depois à esquerda para a Rua 5 de Outubro, por um caminho estreito. No final da subida, na estrada asfaltada, vira à direita e depois à esquerda pelo caminho que já percorreu antes. Cerca de 1,5 km depois, o percurso vira à esquerda. Vai encontrar uma subida curta mas íngreme.
A partir daqui, encontra o importante património arqueológico desta zona: menires, necrópoles e sepulturas. O caminho segue em frente, cerca de 1,7 km, pelo cume do cerro, onde encontrará quatro menires. Desce e vira à direita na estrada asfaltada e, logo a seguir, à esquerda por um caminho de terra batida. Depois, vira à direita por um trilho estreito. Atravessa uma pequena linha de água e começa a subir. No final da subida, vira à direita e segue em frente, contornando o cerro. Avistará uma pequena barragem, à esquerda. Depois, o percurso encontra a estrada asfaltada, vira à esquerda e segue por esse caminho até à EM 1080. Vira à esquerda e logo depois à direita, por um estreito caminho que o leva até à necrópole da Carrasqueira. Pelo mesmo caminho, regressa à EM 1080, vira à esquerda e segue pela estrada principal. Depois da placa de "Vale Fuzeiros", vira à esquerda e segue até ao final da subida. Aí, vira à direita pela Rua de Vale Fuzeiros.
No cruzamento, o percurso junta-se à GR13.12 - Ligação 12 - Via Algarviana (Funcho) a Vale Fuzeiros durante cerca de 250 m. Depois, vira à esquerda, passando ao lado da necrópole da Forneca, enquanto a Ligação 12 segue em frente. No cruzamento vira à direita e depois, na EM 1080, à direita, já perto do ponto de chegada.