Este percurso pleno de História e Natureza, com 8 km de extensão, inicia-se junto ao Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal e permite visitar as aldeias de Barro Lobo, do Rossio do Carvalhal e do Carvalhal, passando, ainda, pelo icónico Castanhal.
Desenvolvendo-se, essencialmente, por estradas rurais rodeadas de férteis terrenos agrícolas de pereiras, macieiras, vinhas e alperces, permite ao visitante contemplar a imensa paisagem bucólica que caracteriza a região. Logo após o início da caminhada, antes da chegada à aldeia de Barro Lobo, é possível desfrutar da vista panorâmica sobre a vila do Bombarral e das aldeias de Delgada e de Roliça. Após esta paragem obrigatória, o traçado leva-nos por caminhos agrícolas até ao Rossio do Carvalhal, seguindo, em sentindo descendente e por estrada de calçada, até à aldeia do Carvalhal.
Na localidade de Carvalhal, o percurso que passa junto à casa de Antonieta Moura (Antonieta Gonçalves Leal de Moura que se dedicou ao estudo do concelho do Bombarral, mais particularmente à freguesia do Carvalhal) desce pelo Castanhal até ao espelho de água. Aqui pode-se observar a ponte a que a tradição popular atribui eventual origem romana. Seguindo pela calçada, em sentido ascendente, encontra-se à direita a torre medieval dos Lafetás, classificada Imóvel de Interesse Público. Mencionada no testamento de D. Sancho II, como elemento de doação a um fidalgo aragonês que se fixou em Portugal e que veio a ser bisavô materno de D. Nuno Álvares Pereira, esta é considerada a construção mais antiga do concelho. Continuando em direção ao Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, surge a incontornável Ermida de Nossa Senhora do Socorro, também classificada Imóvel de Interesse Público. Estima-se que a sua construção remonte a 1574, data que se encontra inscrita numa laje tumular colocada na capela-mor. No seu interior, revestido por painéis de azulejos de 1733 com cenas da vida mariana, existe uma ?Virgem de Leite? em calcário policromado do séc. XVI.