Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR3 - Trilho do Cercal (CDV)

    Classificação: 1 avaliações
    foto_8488foto_8489

    Descrição do Percurso

    O Trilho de Cercal é um percurso pedestre classificado como Pequena Rota (PR), cuja marcação e sinalização cumprem as diretrizes internacionais.

    Este percurso localiza-se nas encostas da Serra de Montejunto, no extremo norte da Paisagem Protegida, percorrendo o território da freguesia de Cercal, no concelho de Cadaval.

    O ponto de partida do percurso encontra-se na Estrada Nacional n.º 1, em direção a Cercal-Lisboa, cerca de 500 metros após a rotunda da Estrada Nacional n.º 366, na povoação de Cercal, a escassos metros de uma vistosa fonte mandada construir por D. Maria I. A partir daqui, seguimos o caminho indicado pela placa inicial, percorrendo campos de cultivo, onde se destacam os vinhedos e os pomares de pera rocha. Pouco depois, adentramos uma extensa mancha florestal de eucalipto (Eucalyptus globulus), uma espécie exótica proveniente da Austrália, que tem ocupado vastas áreas da Serra de Montejunto devido a plantações intensivas para aproveitamento industrial, sobretudo em antigos campos agrícolas.

    Embora a mobilização mecanizada do solo para a plantação de eucaliptos limite o crescimento de outras espécies, nas áreas não intervencionadas e ao longo dos caminhos, é possível encontrar espécies herbáceas de grande valor ecológico e beleza, como lirios, narcisos e orquídeas.

    Prosseguindo pelos campos de cultivo e eucaliptais, avistamos ao longe os moinhos de vento da Relva. Mais adiante, encontram-se vestígios arqueológicos da época romana e uma calçada bem preservada, que se acredita ter sido um antigo caminho de gelo. À medida que subimos, alcançamos o marco geodésico do Bicho, a 401 metros de altitude, de onde se pode admirar uma vista panorâmica sobre a Serra de Montejunto e as terras agrícolas do Oeste.

    Continuando em direção ao sul, chegamos à Casa de Guarda da Floresta de Fontainhas, rodeados por exemplares de castanheiros (Castanea sativa). A partir daqui, viramos à esquerda por um caminho florestal que, ao longo do percurso, oferece uma ampla panorâmica sobre os vastos campos de cultivo. O caminho desce até um estradão florestal ascendente à nossa esquerda, ladeado por vegetação e eucaliptais. Este percurso paralelo a uma linha de água leva-nos a um estradão que nos conduz até à elevação próxima do Cabeço do Manfarinho, onde se encontra o Castro de São Salvador, com achados arqueológicos da época castreja.

    Daqui, iniciamos a descida que nos leva de regresso ao ponto inicial deste percurso, pelas encostas norte da Serra de Montejunto.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 12.0 km
    Dificuldade: média
    Duração: 03:20
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 374 m
    Altitude Min: 101 m
    Coordenadas GPS Início: 39.229397, -8.998547 ( Ver no Google Maps )
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Lisboa
    Concelho: Cadaval
    Uso de GPS: Recomendado

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Paulo Valdivieso
    Paulo Valdivieso 31/03/2025 17:15:17
    Trilho sem qualquer tipo de marcação (nos últimos três kms descobrimos duas marcas). O track disponibilizado não inclui a passagem pelo marco geodésico referido na descrição do percurso (e que pode ser acedido, saindo do track ao km 4.3, subindo à direita). Saliente-se a descida à gruta, os bosques floridos e as vistas na fase descendente como os aspetos mais interessantes deste percurso.
     
    TAGS: Trilhos Centro de Portugal

    Mais Trilhos no Cadaval

    PR1 - Trilho da Quinta da Serra ( CDV )
    Cadaval, Lisboa
    PR3 - Trilho do Cercal (CDV)
    Cadaval, Lisboa