Em 1947 era inaugurada a Escola Primária de Peral. Ao longo de mais de 5 décadas de funcionamento, a escola assistiu ao crescimento de gerações de alunos que vinham em busca de conhecimento. De pasta às costas e farnel ao ombro, os petizes, acompanhados de alegres risadas, percorriam o caminho que os levaria à escola, ao encontro do seu futuro. Volvidas 6 décadas, em 2008, a antiga escola deu lugar ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental "Quinta do Peral", até onde, por caminhos históricos, este percurso nos conduz.
As suas charmosas e planas paisagens revelam belos pomares de sequeiro, hortejos e ricos favais. Aqui e acolá encontram-se pinceladas de vegetação natural e locais de onde se espreita o azul Oceano Atlântico. Os calcários argilosos e margas, e os calcários com nódulos de sílex, que são as rochas aflorantes, fazem parte das Formações Geológicas Peral e Jordana, respetivamente. Ambas remontam ao Período Jurássico. Nessa altura esta zona era o fundo de um mar!
Uma rede de linhas de água, as ?abertas?, com canais e pontões habilmente feitos pelo Homem a partir da rocha aflorante, canalizam a água da chuva para o Fojo, local onde existe um sumidouro que alimenta o Sistema Aquífero Peral ? Moncarapacho, sobre o qual caminhamos ao longo de quase todo o percurso.