Figueira e Salema são as aldeias que poderás explorar ao longo deste percurso. Em Figueira, destacam-se as origens pré-históricas e a presença romana, com registos de ataques de piratas norte-africanos que, após desembarcarem na praia, tentaram saquear a povoação. No entanto, esta resistiu e, sob o comando do Capitão Afonso Telo, derrotou os invasores.
A aldeia da Salema, embora seja a localidade mais jovem do concelho de Vila do Bispo, fundada no século XIX, possui um passado humano muito antigo, evidenciado por achados arqueológicos na área urbana atual. O nome da aldeia provém do peixe salema, abundante nas águas costeiras da região.
O que mais o espera? Estamos no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma área de grande riqueza geológica e natural. A paisagem é deslumbrante, marcada por imponentes falésias e praias belíssimas. Além disso, encontrará ruínas de um antigo forte e até pegadas de dinossauros com mais de 125 milhões de anos!
Partindo da "Fonte Milenar", seguimos para sul até encontrar a EM537. Ao chegar a este ponto, recomendamos que siga pela berma em direção norte, até uma rotunda, onde deve tomar o rumo da Aldeia de Figueira.
Ao longe, avista-se a Capela de Nossa Senhora de Fátima, um edifício do século XX, para onde nos dirigimos. Depois de explorar as ruas da aldeia e o seu casario, saímos pela Rua do Rossio em direção à Praia da Figueira. O estacionamento fica a cerca de 1 km da praia, e a partir daí o trilho é exclusivamente pedonal, descendo gradualmente até à costa. Após esta paragem obrigatória, desafiamos-te a subir às ruínas do antigo Forte de Vera Cruz, para depois te surpreenderes com a Praia Santa!
Neste troço de falésia, será fácil cruzar-te e partilhar experiências com caminhantes do "Trilho dos Pescadores", que também segue para a Aldeia de Salema, onde uma nova surpresa te aguarda: um trilho com várias pegadas de dinossauros, com cerca de 125 milhões de anos. O desvio é curto, mas vale bem a pena!
Poucos metros adiante, alcançarás a praia de Salema, onde também encontras as indicações de ligação ao PR7 VBP e à Praia da Boca do Rio. Se optares por regressar ao ponto de partida, segue pela berma da EM537 e, após 1 km, reencontrarás o caminho inicial que te leva de volta à Fonte.