Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR1 - À volta do castelo e Villa de Basto ( CBT )

    Classificação: 0 avaliações
    foto_3541foto_3542foto_3543foto_3544foto_3545foto_3546foto_3547foto_3548foto_3549foto_3550foto_3551foto_3552foto_3553foto_3554foto_3555foto_3556foto_3557foto_3558foto_3559foto_3560foto_3561

    Descrição do Percurso

    O À volta do Castelo e "Villa de Basto" é o primeiro percurso pedestre sinalizado de Celorico de Basto. Trata-se de uma pequena rota (PR1), circular, com uma extensão de 11 quilómetros, que se desenvolve em dois anéis. A partida e a chegada acontecem na aldeia do Castelo (Arnoia), antiga "Villa de Basto", que foi sede do concelho de Celorico de Basto até ao ano de 1719. Aqui e no Centro Interpretativo, localizado na antiga escola primária da aldeia, os visitantes encontram informação relativa à história do Castelo e da "Villa de Basto".

    O percurso que define o primeiro anel, por caminhos florestais e com uma extensão de 4.250 metros, leva-nos da aldeia do Castelo até ao monte do Calvelo, no cimo do qual está localizada uma pequena capela. Neste local, somos convidados a observar o Castelo de Arnoia na sua relação com a aldeia e com o território, que o mesmo domina. O Castelo tem uma localização estratégica, não tanto em termos de defesa territorial, mas enquanto marco de uma geografia em reorganização, tendo como enquadramento o conjunto das terras de Basto. Viu gerar- -se a seus pés uma povoação que a história deixou como testemunho de tempos idos ? a "Villa de Basto".

    O caminho de regresso faz-se contornando o alto do Calvelo até chegar ao caminho florestal, já efetuado. Chegados ao cruzamento de acesso a Fervença, aconselhamos o percurso à direita, de acesso ao Castelo, a sul do efetuado anteriormente, e que nos leva de volta ao ponto de partida.

    O percurso que define o segundo anel é de grau de dificuldade mais elevado e um pouco mais extenso ? 6.750 metros. Logo no início, e depois de passarmos a sul do Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia, uma descida acentuada leva-nos ao fundo do vale onde domina a cultura da vinha, com passagem pela Casa de Sequeiros, um solar oitocentista com uma imponente capela.

    Depois de ultrapassada uma pequena linha de água, uma subida íngreme até ao miradouro da Penícia. Aqui chegados, uma paragem obrigatória, não só para retemperar forças, mas, sobretudo, para contemplar novamente o Castelo. Deste local podemos apreciar o caráter quase inacessível da sua localização, dada a forte pendente do sítio onde está instalado. A paisagem que se observa deste miradouro é deslumbrante ? o vale cavado, os terrenos agrícolas, as construções rurais e, lá no alto, o imponente Castelo de Arnoia.

    Depois deste local, e vencida a maior dificuldade do percurso, o regresso à aldeia do Castelo acontece sem dificuldades de maior. Destaque para o trecho de calçada tradicional antes de chegar ao lugar de Chelo.

    O remate final deste percurso faz-se no trecho de acesso à aldeia e ao alto do Castelo. Um convite para a subida ao cimo da torre de menagem, para apreciar o território e uma paisagem arrebatadora.

     

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 11.0 km
    Dificuldade: Fácil
    Duração: 03:30
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 677 m
    Altitude Min: 372 m
    Coordenadas GPS Início: 41.364462, -8.050105 ( Ver no Google Maps )
    Âmbito: Paisagístico, cultural
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Braga
    Concelho: Celorico de Basto
    Uso de GPS: Recomendado

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     
    TAGS: Trilhos Norte de PortugalTrilhos no Minho