Durante os anos de 1940, o território da freguesia de Turquel, e toda a região da Serra dos Candeeiros, sofreu a aplicação de uma política, submetida ao Regime Florestal, que procurava rentabilizar ao máximo os solos, combatendo a erosão dos mesmos. Consequência disso, ao longo do percurso poderá encontrar uma variedade grande de espécies arbóreas.
O PR1 Percurso de Vale de Ventos é um percurso circular, com início na localidade de Vale de Ventos, onde restam cerca de três dezenas de habitações, algumas com arquitetura tradicional, percorre a cumeada da Serra dos Candeeiros, sendo possível avistar pinheiro de alepo, pinheiro-insigne, mas também bosquetes de carvalho-cerquinho, manchas de alecrim, erva-pimenteira, tojo e carrasco.
No fim do outono, a zona faz jus ao nome e o passeio pedestre pode tornar-se bastante agreste, se existir vento.
Com o sol, a atividade ganha outro brilho e, num dia claro, do alto da Serra, pode avistar todo grande parte do concelho de Alcobaça até à ilha Berlenga, no concelho de Peniche.
É ainda possível, conhecer a Quinta de Vale de Ventos, um imóvel antigo, outrora uma Granja agrícola dos Monges de Cister, conservando ainda vestígios do passado: dois grandes reservatórios de água, em pedra, que abasteciam a herdade.