Desde julho de 2020 que se encontra disponível um percurso marcado na Mata Nacional do Vimeiro que permite, de forma segura aos amantes da natureza, a descoberta deste imenso património ambiental. Um percurso pensado para famílias, escolas e grupos organizados.
Situada no concelho de Alcobaça, na freguesia do Vimeiro, a Mata estende-se por 267 hectares e é constituída por quatro matas: a mata da Roda, do Gaio, da Ribeira e do Canto.
Antes de integrar o património do Estado, a Mata pertenceu ao Mosteiro de Alcobaça. Em 1835 (após a extinção das ordens em religiosas) foi incorporada na Administração Geral das Matas do Reino, sendo atualmente gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Joaquim Vieira Natividade (22 novembro 1899 ? 19 novembro 1968) elegeu-a para os seus trabalhos de investigação da Estação Experimental do Sobreiro e Eucalipto, entre 1930 e 1950.
O PR5 Mata Nacional do Vimeiro tem início e chegada (com estacionamento acessível) na antiga Casa do Guarda do Gaio, edifício ocupado, no passado, pelos Serviços Florestais, mais especificamente pelos Guardas Florestais.
Nas imediações da Casa do Guarda existe o espaço do Centro Cultural e Recreativo do Gaio e o Parque de Merendas do Gaio (equipado com WC, mesas e grelhador, bem como uma enorme área de lazer com sombras e brinquedos), num espaço de plena sombra. Segue-se em direção ao depósito da água e às ruínas dos antigos viveiros. A zona do antigo viveiro tem uma área ocupada por herbáceas e arbustivas, muitas delas autóctones. A outra área está ocupada por rebentos de toiça de várias espécies, entre elas o castanheiro. Continuando, chega-se à fonte da Pena da Gouvinha, que também oferece zona de descanso. Segue-se depois por estrada de terra batida, na direção de regresso à casa do guarda.