O percurso decorre entre o Sobral da Abelheira e a aldeia de Chanca (PR1), com a opção de realizar um trajeto mais curto (8 km), circundando apenas a localidade do Sobral da Abelheira (PR1.1).
Com início e fim junto ao moinho de vento restaurado, no centro do Sobral da Abelheira, o itinerário traçado, que atravessa montes e vales, oferece uma viagem por uma paisagem rural, onde os vales são preenchidos com campos agrícolas dedicados ao cultivo de produtos hortícolas, pomares, vinhas e morangueiros. Em contraste, os topos dos montes são cobertos por manchas florestais, com predominância de pinheiros e eucaliptos, pontuados ocasionalmente por carvalhos, sobreiros, carrascos e azevinhos.
Esta área, de forte vocação agrícola, é especialmente conhecida pela produção de morangos, celebrada na tradicional Festa do Morango, que ocorre no final de maio ou início de junho.
O percurso desenvolve-se, na sua maioria, por caminhos de terra batida, embora inclua alguns troços em estrada e passeios públicos. Nestes casos, é aconselhada uma atenção especial durante o trajeto.